O QUE É?

O Programa Patrulheiro Mirim Comunitário é um conjunto de ações integradas e focadas na formação humana do adolescente de 12 a 14 anos. Atua com base em dois pilares: Resgate de valores e a formação da cidadania.

 

OBJETIVO GERAL:

Realizar um conjunto de ações integradas e focadas na formação humana do adolescente, tomando por base os dois pilares: Resgate de Valores e a formação da cidadania.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Complementar os ensinamentos sobre Cidadania transmitidos pela Escola Regular;

  2. Estimular o adolescente a desempenhar o papel de “protagonista” na comunidade onde vive e atua;

  3. Apoiar as campanhas públicas desenvolvidas pela Prefeitura Local, Governo do Estado ou Governo Federal;

  4. Ajudar a comunidade a encontrar o seu próprio caminho na construção de um lugar cada vez melhor para se viver;

  5. Promover reuniões de diversos movimentos e/ou tribos no sentido de encorajá-los a construir relacionamentos e participações comunitárias

 

PÚBLICO-ALVO:

Para participar do Projeto, o adolescente de 12 a 14 anos passará obrigatoriamente por um “PROCESSO SELETIVO (PS)” regulado por meio de EDITAL que será amplamente divulgado na comunidade. O processo possibilita o acesso a todos independente de raça, cor, credo, posição social, opinião política ou qualquer outra forma de discriminação, nos termos da Lei. O PS é realizado tendo em vista a grande demanda da comunidade. Toda a participação é gratuita.,

 Os critérios estabelecidos para a INSCRIÇÃO são os seguintes:

  1. Faixa etária dos 12 aos 16 anos;

  2. Estar matriculado na escola regular;

  3. Ter renda familiar igual ou inferior ao salário mínimo vigente;

  4. Apresentar cópias dos seguintes documentos do adolescente: Certidão de nascimento, Comprovante de matrícula escolar e comprovante de residência;

  5. Apresentar cópias dos seguintes documentos dos pais (pai e mãe): Identidade, CPF, Título de Eleitor (comprovando domicílio no município, bem como o exercício da cidadania) e comprovante de renda.

 

METODOLOGIA

  O Projeto entrara em vigor no 2º semestre de 2011 em 3 comunidades da Belo Horizonte, definidas em Março de 2011.

   O Projeto contempla dois tipos de Metodologia:

  -  “Metodologia Dialógica”, uma metodologia fundamentada no diálogo como ponto estratégico e diversificado vinculado ao contexto social, que propiciará melhores resultados no processo ensino-aprendizagem dos adolescentes matriculados no programa.

  -  “Metodologia da Investigação Apreciativa”, desenvolvida na Case Western University, Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos. É uma metodologia que se destaca pela possibilidade de aplicação em grandes grupos e por ressaltar o melhor nas pessoas, nas organizações e no mundo ao redor.

 Inicialmente as ações do Projeto são realizadas no período da Tarde (14 às 17h), conforme os dias da semanar e suas respectivas Oficinas:

  • Segunda: REUNIÃO DE LIDERANÇA;
  • Terça: REFORÇO ESCOLAR;
  • Quarta: EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA;
  • Quinta: REFORÇO ESCOLAR;
  • Sexta: PRÁTICAS ESPORTIVAS E RECREATIVAS;
  • Sábado: CÍRCULO DE DIÁLOGOS OU  AÇÕES ESPECIAIS.

O diálogo é o ponto estratégico para desencadear o processo ensino-aprendizagem. Para tanto é necessário que o facilitador (técnico ou educador social) tenha conhecimento da realidade dos adolescentes.

 Consideramos que todos os problemas que os adolescentes enfrentam hoje estão relacionados a sete grandes áreas e desafios: PESSOAL, FAMILIAR, ESCOLAR,  CULTURAL,  POLÍTICO, SOCIO-ECONÔMICO e RELIGIOSO.

 A maior recompensa com este trabalho se concentra nos efeitos que produzirá em defesa de uma criança e de um adolescente consciente, crítico e participante das suas conquistas.   

 

Resumo explicativo das Oficinas do Projeto

  • REUNIÕES DE LIDERANÇA:

-Os Facilitadores farão reunião semanal  com a Coordenação do Projeto para preparar as aulas que serão ministradas e trocar impressões sobre o melhor andamento do projeto. A partir das idéias centrais e dos objetivos traçados, cada um, à sua maneira, deve procurar conquistar a atenção dos seus educandos. Deste modo contribuem para um melhor desempenho escolar, dando sugestões concretas aos alunos para que estejam mais disciplinados, atentos, que aproveitem melhor o tempo e sejam pontuais em suas tarefas, claro, procurando ajudar outros colegas.

  • REFORÇO ESCOLAR:

- Ação contínua que objetiva melhorar o desempenho escolar dos adolescentes matriculados no Projeto. Funciona em dois dias da semana com aulas de Língua Portuguesa,Lingua Estrangeira,  Matemática, Ciências, História, Geografia e Educação Ambiental, consideradas as disciplinas básicas nesta faixa etária. As aulas procuram auxiliar os educandos a assimilar os conteúdos principais e animá-los a esclarecer as suas dúvidas. Além das aulas, todos serão atendidos individualmente pelos Facilitadores voluntários, que os orientam e ensinam a melhorar o estudo individual e o aproveitamento das aulas e atividades regulares dentro do contexto do Planejamento estabelecido.

  •   EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA:

- Baseada na extinta matéria, essa ação, realizada uma vez por semana, deve harmonizar tradição com progresso, a segurança com desenvolvimento. O civismo deve empolgar os adolescentes diante dos inúmeros problemas a serem enfrentados e que necessitam de um verdadeiro espírito de civismo, que compreende um diálogo entre os cidadãos de um país e, numa outra dimensão o diálogo entre nações.

  • PRÁTICAS ESPORTIVAS E RECREATIVAS:

- Práticas esportivas e recreativas visando a integração dos adolescentes. Nessas ações, serão valorizadas a disciplina e a boa convivência.

  •  CÍRCULO DE DIÁLOGOS OU  AÇÕES ESPECIAIS

- Por meio dos Círuclos de Diálogos (CD), os adolescentes Patrulheiros Mirins Comunitários e toda a comunidade são preparados para atuar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Milênio. Por meio da oficina eles participam das discussões apresentam propostas para o desenvolvimento da comunidade local e também do município, a partir da temática dos ODMs. Os Círculos de Diálogos são realizados em parceria com o Movimento Nós Podemos Minas e Nós Podemos Nacional.

- As Ações Especiais são aquelas realizadas visando o complemento dos ensinamentos transmitidos, como por exemplo: visitas a órgãos públicos, empresas e movimentos sociais.

 

Voluntariado no Projeto Patrulheiros Mirins Comunitários

 

Necessidade de Voluntários:

Área: REFORÇO ESCOLAR:

  • Pedagogo (a);
  • Assistente Social;
  • Psicólogo (a);
  • Educador Social (Professor/Instrutor de Matéria).

Área: EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA:

  • Educadores Sociais;
  • Enfermeiros;
  • Médicos;

Área: PRÁTICAS ESPORTIVAS E RECREATIVAS:

  • Profissionais de Educação Física;
  • Enfermeiros;
  • Educadores sociais.

Área: CÍRCULO DE DIÁLOGOS OU  AÇÕES ESPECIAIS

  • Pedagogos (a);
  • Educadores Sociais;
  • Outros Profissionais de Nível Superior/Médio.

 Outras orientações sobre o voluntariado

 

BAIXE AQUI A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PATRULHEIRO MIRIM DE SANTA LUZIA - EM PDF

 

          O PROGRAMA “ODM-MINAS” (OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO - MINAS GERAIS), busca identificar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) para o nosso Estado, a fim de envolver Empresas, Poder Público, Organizações Civis, instituições de ensino, imprensa e demais segmentos da sociedade visando o compromisso com os mesmos. Tem ainda por missão fortalecer o voluntariado mineiro e investir na construção e divulgação da Cidadania mineira por meio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Tudo isso por um melhoramento das condições de vida nas comunidades envolvidas.

       O Programa foi Lançado em 16 de Março de 2007 em solenidade especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte presidida pelo então Coordenador do Programa de Voluntários da ONU no Brasil Dr. DIRK HEGMANNS.  

             O Programa é desenvolvido em parceria com o Programa de Voluntários da ONU no Brasil (UN Voluntários).


Contacto

3ª Cia PMC

Santa Luzia - MG

(31) 8708-1497 (Walfredo)
(31) 8816-4089 (Vander)